Manuais do Comitê de Ética

Manual de Submissão de Projetos de Pesquisa na Plataforma Brasil ↓ Download
Manual de Cadastro de Usuário (Plataforma Brasil) ↓ Download

Orientações para pesquisadores que irão submeter projetos na Plataforma Brasil

Como vincular o pesquisador ao Instituto Federal de Mato Grosso (caso seja servidor do IFMT)?

Ao fazer o cadastro, caso o pesquisador seja servidor do IFMT, deverá vincular-se ao Instituto através do CNPJ da Reitoria do Instituto: CNPJ:10.784782/0001-50

Quais documentos são necessários para submissão no CEP/IFMT?

Cada projeto tem suas características e exige diferentes documentos para serem submetidos mas, normalmente devem ser submetidas as seguintes peças:

• Folha de Rosto
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE
  • Projeto
  • Carta de Anuência da instituição que receberá o pesquisador
  • Questionário - em caso de pesquisa com aplicação de entrevista

Como preencher a Folha de Rosto?

A Folha de Rosto exige que sejam preenchidos os dados do pesquisador e informações referentes à pesquisa. Além disso, o pesquisador deverá informar:

•  Instituição Proponente - nos casos em que o pesquisador possui vínculo com alguma instituição, nesses casos, a folha deverá ser assinada pelo responsável pela instituição (diretor do campus em caso de professores do IFMT, por exemplo)
  • Patrocinador Principal - Pesquisas que apresentam orçamento detalhando os custos das etapas precisam indicar a origem dos recursos e a assinatura do ente ou pessoa responsável pelo custeio.

Onde encontrar um modelo de TCLE?

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido não possui modelo, uma vez que um modelo jamais conseguirá abranger a necessidade de consentimento de todas as pesquisas. Alguns elementos, no entanto precisam ser informados no termo:

•  Dados para entrar em contato com o CEP/IFMT - o pesquisador precisa informar ao participante da pesquisa sobre como entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa do IFMT para tirar quaisquer dúvidas ou comunicar qualquer ocorrência.
  • Vias de igual teor - o pesquisador DEVERÁ fornecer uma via do TCLE assinado para o participante da pesquisa. As vias do pesquisador e do participante serão idênticas e não apenas cópia.
  • Linguagem acessível ao público alvo de participantes da pesquisa

Como apresentar o cronograma da pesquisa?

O cronograma precisa indicar as datas em que ocorrerão as etapas da pesquisa. É importante ressaltar que a pesquisa não pode iniciar a coleta de dados antes do parecer favorável emitido pelo colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa.

Essa fase de análise do projeto no CEP precisa estar explícita no cronograma como uma das etapas do projeto.

É recomendado que as etapas do projeto estejam indicadas com o mês e ano em que ocorrerão em vez de apenas serem separadas em "mês 1", "mês 2", etc.

Caso possua mais dúvidas, entre em contato com o CEP:

Contato e Atendimento:

Coordenadora: Claudia de Paula Norkaitis
Coordenadora Adjunta: Felicíssimo Bolivar da Fonseca
Secretário: Diego Matias Escobar
e-mail: cep@ifmt.edu.br

Horário de Atendimento da Secretaria do CEP/IFMT:
Segunda a Sexta-Feira de 8:00h até 12:00h

Local de Atendimento: