Abertas as inscrições para seleção de Projetos de Inovação Tecnológica do IFMT

Publicado por: Reitoria / 11 de Maio de 2023 às 12:10

As submissões ocorrerão exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP – Módulo Pesquisa.

Iniciam nesta quinta-feira (11) as submissões para o Edital 95/2023 - Projetos de Inovação Tecnológica com Alto Nível de Maturidade Tecnológica. Serão selecionados até 6 projetos entre os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, 3 bolsistas de nível superior e até 15 mil de taxa de bancada para 12 meses de execução.

O objetivo é desenvolver e ofertar tecnologias por meio de produtos ou processos inovadores, voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Mato Grosso e/ou Brasil.

A equipe do projeto deverá ser composta obrigatoriamente por: Mínimo de 2 pesquisadores colaboradores; Mínimo de 1 e máximo de 6  discentes voluntários para execução do projeto e 3  estudantes bolsistas de nível superior. A indicação dos pesquisadores colaboradores deverá ser realizada no momento da submissão do projeto.

Documentos obrigatórios para a submissão:

• formulário complementar de descrição da tecnologia;
  • formulário de Nível de Maturidade Tecnológica (TRL);
  • pesquisa de anterioridade detalhada;

Produtos mínimos obrigatórios:

• Depósito de Patente; ou
  • Registro de Software + Acordo de parceria para transferência de tecnologia; ou
  • Produto TRL-9 + Acordo de parceria para transferência de tecnologia + 1 publicações com Qualis A4 (mínimo).

Maturidade Tecnológica

A medição da maturidade tecnológica será por meio da metodologia desenvolvida pela NASA e denominada Technology Readiness Level - TRL, estando aptos para aprovação apenas as tecnologias que apresentarem, no mínimo, o nível 5 de maturidade tecnológica (TRL - 5) comprovada, ou seja, que o produto ou processo já esteja validado em ambiente relevante e com comprovação das suas funcionalidades.

Etapas de Avaliação

• Avaliação documental - Fase I
  • Avaliação do currículo do coordenador e da pesquisa de anterioridade - Fase II
  • Avaliação do mérito do projeto - Fase III

Datas Importantes:

• Submissões: 11/05 a 05/06/2023
  • Resultado Final: 23/06/2023
  • Vigência do projeto: 08/2023 a 07/2024
  • Vigência das bolsas dos estudantes: 08/2023 a 07/2024
  • Prestação de contas e entregas dos produtos mínimos obrigatórios: até 08/2024

Acesse o Edital 95/2023 e fique atento(a) às regras.