Propes lança Edital de Seleção de Projetos de Desenvolvimento em Robótica Aplicada com taxa de bancada de 20 mil

Publicado por: Reitoria / 3 de Outubro de 2024 às 10:46

Com objetivo é fomentar Projetos de Inovação Tecnológica, na área de Robótica, a reitoria, por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação lançou o Edital de Seleção de Projetos de Desenvolvimento em Robótica Aplicada com taxa de bancada de  20 mil (vinte mil reais) para os pesquisadores que atuam nesta área.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 04/10 até  04/11/24 exclusivamente no (SUAP) – módulo pesquisa, Clique AQUI. Cada pesquisador poderá submeter apenas uma proposta. O valor do auxílio será concedido em uma única parcela, com depósito em conta corrente do pesquisador proponente.

Serão selecionados cinco Projetos de Inovação Tecnológica na área de Robótica para recebimento de taxa de bancada e bolsa para discentes. Os projetos deverão possuir em seus objetivos e resultados esperados, o atendimento ao desenvolvimento de novos produtos ou processos que empreguem robótica.

Os projetos podem também apresentar características que compreendam a agregação de novas funcionalidades ou atributo a produto, serviço ou processo já existente e que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade e desempenho, a partir de uma tecnologia robótica pré-existente e de domínio do coordenador do projeto.

Dos bolsistas estudantes

Cada projeto poderá inscrever até seis bolsistas sendo três bolsistas estudantes de graduação,  dois de ensino médio e um voluntário. Os estudantes de graduação poderão acessar as bolsas de inicialização a Inovação tecnológica da Fapemat (IT) no valor de R$ 700,00. Todas as bolsas terão duração de 12 (doze) meses, com início previsto em 01/12/24 e término em 31/11/2025 (conforme o orçamento e implementação nas agências de fomento).

Os estudantes de nível médio poderão receber as bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq ou as bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio (PROIC)  no valor mensal de R$ 300,00. Confira o Edital em anexo.