Mulheres e meninas presentes na Propriedade Intelectual, Pesquisa e Inovação

Publicado por: Reitoria / 26 de Abril de 2023 às 06:00

Mais de 90 projetos de Pesquisa e Inovação em execução em 18 campi e reitoria são coordenados por pesquisadoras docentes e técnicas-administrativas.

O tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2023, comemorado em 26 de abril, é “Mulheres e a PI: acelerar a inovação e a criatividade.” Hoje, dos 263 projetos de pesquisa e inovação em execução, distribuídos em 18 campi e na Reitoria, o Instituto Federal de Mato Grosso possui, 94 projetos coordenados por pesquisadoras docentes e técnicas-administrativas.

A chefe do Departamento de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernanda Caldeira conta que são muitos os desafios para aumentar a participação de mulheres na pesquisa e inovação no IFMT, sendo necessária uma ação conjunta, que promova o efetivo envolvimento de mulheres no desenvolvimento de ações, projetos e programas, nas diversas áreas do conhecimento, em especial às ligadas a tecnologias.

“O IFMT reproduz a realidade do país, onde as mulheres estão mais ligadas às áreas historicamente atribuídas ao papel da mulher na sociedade, perpetuando a carência da atuação feminina em áreas estratégicas como as de tecnologias e exatas. Apesar das campanhas públicas de apoio à participação feminina em ações ligadas à tecnologia, ainda enfrentamos dificuldade no envolvimento da mulher nessas áreas,” reconhece Fernanda.

Mulheres e meninas na Propriedade Intelectual, na Pesquisa e na Inovação

Das 7 patentes depositadas pelo IFMT nos últimos dois anos 3 tem mulheres como inventoras principais.

Para tentar diminuir essa carência nas ações da inovação, a instituição vem buscando mecanismos de motivar o envolvimento das pesquisadoras em iniciativas que possibilitem o envolvimento de equipes colaborativas, a continuidade de projetos que já vêm demonstrando bons resultados, além do suporte mais pessoal e acolhedor, ligado ao acompanhamento dos projetos e no atendimento aos registros de Propriedade Intelectual dos produtos das pesquisas.

Como consequência desse olhar para a pesquisadora mulher do IFMT, a gestora citou o aumento no número de depósitos de patentes realizados nos últimos 2 anos. Das 7 patentes depositadas pelo IFMT, 3 contam com mulheres como inventoras principais.

Criação das inovações tecnológicas que impulsionam o progresso humano

O Dia Mundial da PI oferece uma oportunidade única para reflexão com pessoas do mundo inteiro sobre a contribuição da propriedade intelectual (PI) para o fortalecimento do cenário artístico mundial e para a criação das inovações tecnológicas que impulsionam o progresso humano.

No ano de 2000, os Estados membros da OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual elegeram 26 de abril, data em que a Convenção da OMPI entrou em vigor em 1970, para celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, com o intuito de ampliar a conscientização e compreensão do público em geral sobre PI.

Em 2023, é celebrada a atitude resoluta de inventoras, criadoras e empreendedoras do mundo inteiro e sua atuação criativa e pioneira.

As mulheres são praticamente metade da população mundial (49,58%) e representam um gigantesco manancial de talentos que ainda é muito pouco explorado. De acordo com dados divulgados pela OMPI em março de 2023, estima-se que as mulheres tenham representado apenas 16,2% dos inventores identificados em pedidos internacionais de patentes depositados em 2022.

Para conhecer as ações da OMPI acesse: https://www.wipo.int/ip-outreach/pt/ipday/index.html

Fonte: WIPO, (2023).