O Instituto Federal de Mato Grosso é um dos parceiros do Programa Células Empreendedoras – Mato Grosso e fará o lançamento local, nessa terça-feira (21/06), às 14 horas, no auditório da reitoria, situado na avenida Senador Filinto Muller, nº 953, no bairro Duque de Caxias. O idealizador da metodologia Células Empreendedoras, professor doutor Genésio Gomes, será palestrante e falará sobre “A nova era do empreendedorismo”.
O programa Células Empreendedoras – Mato Grosso é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECITEC, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
O programa tem o objetivo de desenvolver ecossistemas de empreendedorismo nas três ICT's públicas do Mato Grosso (IFMT, UFMT e Unemat) baseados na metodologia Células Empreendedoras e sob a coordenação da SECITEC-MT.
IFMT terá etapa local com maratona
A primeira etapa é o lançamento local do Programa e a segunda etapa é a maratona que será realizada no período de 30 de agosto a 02 de setembro, no Campus Bela Vista.
A segunda etapa consiste em uma maratona que será realizada individualmente por cada instituição. São ofertadas 100 vagas para alunos e 40 para docentes. Os alunos precisam estar dedicados durante todo o dia (manhã e tarde) nos 4 dias da maratona (cursos de imersão em empreendedorismo). O preenchimento das vagas dos alunos será por ordem de inscrição. O preenchimento das vagas de professores será por ordem de inscrição, mas com uma preferência para quem fez o Workshop Educadores Empreendedores do Células Empreendedoras.
A maratona é uma atividade de formação de novos empreendedores do Células Empreendedoras, que consiste num programa de 4 dias composto por eventos contendo capacitações, painéis, cases e palestras pela manhã, além de práticas empreendedoras em forma de gamificações, vivências e mentorias a tarde. A maratona possui 4 fases, uma por dia: Inspiração (observatório de problemas), Ideação (design de novas ideias/soluções), Inovação (modelagem e prototipação) e expansão (rodada de negócios e premiação).
A terceira etapa, chamada Living Lab, ocorrerá de setembro a outubro de 2016, que será um programa de pré-aceleração com 09 startups selecionadas (das IES) e a etapa final, com a conferência final de empreendedorismo, prevista para o dia 07 de novembro, na Arena Pantanal, onde haverá palestras, workshops, rodadas de negócios e apresentação de startups para investidores convidados no evento.
Ascom/Reitoria/IFMT