PROPES: Novos bolsistas de São Vicente participam Oficina de Iniciação Científica

Publicado por: Campus São Vicente / 5 de Julho de 2016 às 10:24

Alunos do IFMT Câmpus São Vicente participaram, nesta segunda feira (4 de julho), da Oficina de Iniciação Científica, promovida pelo Departamento de Pesquisa do câmpus em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propes), através da Diretoria de Pesquisa e Coordenação de Iniciação Científica.

A oficina teve como objetivo esclarecer aos novos bolsistas de Iniciação Científica o que é o programa e mostrar a sua importância para a vida acadêmica dos participantes. Foi apresentado um breve histórico da Iniciação Científica no país e no IFMT, a importância para os alunos que vai muito além do valor financeiro recebido, os recursos que são aplicados na pesquisa, as modalidades e os valores das bolsas, os requisitos, direitos e deveres do bolsista, documentação necessária para implantação e formas de pagamento das bolsas, além de orientação para o preenchimento do Currículo Lattes.

Para o Diretor de Pesquisa da Propes, prof. Ademir José Conte, “a oficina foi muito produtiva porque os novos bolsistas puderam esclarecer dúvidas sobre o programa e, com certeza, saíram da oficina mais confiantes e cientes da importância de participar de projetos de pesquisa durante a sua a sua vida acadêmica”.

Estão sendo implantadas neste mês de julho, mais de 300 bolsas de Iniciação Científica no IFMT, de diferentes programas do IFMT e de Agência Externas.

Muitas vezes o estudante é convidado para ser bolsista mas não conhece a fundo o que é o programa, qual será a sua função e, principalmente, o que ele vai ganhar com isso. Por vezes, acaba entrando apenas pelo valor financeiro que vai receber.

Em recente pesquisa realizada pela Propes, foi observado que mais de 50 % dos alunos ao serem convidados para ser bolsista, sequer têm currículo Lattes. Diante deste cenário, a Propes está realizando estas oficinas para todos os novos bolsistas que iniciarão as atividades no mês de agosto de 2016. “São Vicente foi o primeiro câmpus e avaliamos como extremamente positivo”, destacou Conte.

No dia 14 de julho será realizada a segunda oficina, por videoconferência, que atenderá diversos câmpus.

Além do Diretor de Pesquisa, também participaram da oficina a Coordenadora de Iniciação Científica da Propes, Silvana Santos da Cruz, além das estagiárias Izabella Ferreira Marinho e Stephannie Silva Bernardes Monteiro.

Ascom/Campus São Vicente/IFMT