IFMT/UNIC realizaram na última sexta-feira, a aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Ensino

Publicado por: Reitoria / 29 de Agosto de 2016 às 11:29

O Programa de Pós-Graduação em Ensino em associação com o IFMT e a Unic realizou a aula inaugural na última sexta-feira, dia 26 de agosto, às 8 horas, na Unic Beira Rio. Na abertura teve apresentação do corpo docente, uma palestra com a professora pesquisadora, doutora Marta Pontin Darsiê, a presença do reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Barros, do Diretor Geral do Campus São Vicente, José Luiz Siqueira e do Diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Cuiabá, que estava representando o Diretor Geral, Ali Veggi Atala.

A diretora acadêmica da UNIC, Edirles Mattje Backes, representando o reitor da universidade particular agradeceu a presença de todos no evento e enfatizou que aquele momento era um sonho que se tornava realidade. Ela destacou que fazer um mestrado não é simples, sendo necessário dedicação, esforço, disciplina e persistência.

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, em sua fala parabenizou o grupo de docentes que iniciaram em 2013, o desafio de lançar um mestrado em ensino. O reitor destacou que não foi facil aprovar um mestrado na CAPES, esse grupo trabalhou muito e produziu muito para estar aqui nesse momento. Ele salientou ainda que a CAPES/MEC orientou para que os Institutos Federais iniciem os trabalhos para criação de mestrados profissionais.

A professora doutora, Marta Maria Pontin Darsiê, ressaltou a importância das duas instituições de ensino terem assumido a sua função social de qualificar e melhorar a vida das pessoas. Ela destacou aos alunos para que sejam professores pesquisadores e melhorem a qualidade de suas aulas, que ao terminar o mestrado já pensem em iniciar o doutorado, ao invés de fazer um mestrado pensando na aposentadoria.

O coordenador do PPGEn/IFMT, professor doutor, Geison Jader Mello, ressaltou a importância deste Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) para o Estado de Mato Grosso, no que diz respeito à oferta de cursos de mestrado e doutorado, se aproxima mais dos números da Região Norte com a escassez de programas de pós-graduação, do que da Região Centro-Oeste, no que se refere a estados como MS, GO e o Distrito Federal que possuem uma quantidade distintamente maior.

“Esta realidade marcante repercutiu nos números de inscritos para o processo seletivo 2016 que foi de aproximadamente 22 candidatos/vaga. O objetivo do PPGEn é focar na grande demanda de profissionais da área do Ensino e qualificá-los a nível de Mestrado para desenvolverem trabalhos interdisciplinares que agreguem as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender a demanda específica e responder às expectativas das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura e tecnólogos) com interesse em investigar o ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento. Também desenvolver estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes para melhoria da qualidade que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas”, finalizou o professor doutor, Geison Mello.