início do conteúdo

Comitê de Ética na Pesquisa do IFMT

O Comitê de ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – CEP/IFMT é um colegiado independente e tem caráter interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar, normativo, consultivo deliberativo e educativo.

O Comitê de ética em Pesquisa deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, tendo por objetivos:

• Exercer funções de natureza consultiva, educativa, deliberativa e de assessoramento relacionadas com procedimentos de pesquisa que envolvam seres humanos ou material deles advindo;
  • Garantir, resguardar e defender os direitos e interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade;
  • Fazer cumprir as normas de ética em pesquisa envolvendo seres humanos, conforme legislação vigente, em especial a Resolução CNS n.º 466/2012 e Norma Operacional 001/2013 do CNS.

Histórico do CEP/IFMT

O Comitê de Ética em Pesquisa do IFMT teve seu regulamento aprovado pelo Conselho Superior do IFMT (CONSUP) em 07 de dezembro de 2015, através da Resolução CONSUP nº 104/2015.

Os conselheiros do CEP/IFMT foram nomeados pelo Reitor do IFMT através da Portaria Nº 260/2015 de 05 de fevereiro de 2016.

No dia 31 de março de 2015 ocorreu a primeira reunião ordinária do CEP/IFMT, sendo realizada nesta reunião a eleição para Coordenador e Coordenador Adjunto do CEP/IFMT sendo eleitas respectivamente a Professora Marilu Lanzarin e a Pedagoga Silvana de Alencar Silva.

Em 29/04/2016 o CEP/IFMT obteve seu credenciamento junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, sob o registro 8055.

Função do Comitê de Ética em Pesquisa do IFMT (CEP/IFMT):

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos- CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS no. 466/2012 e complementares), diretrizes essas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas  envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

Missão do Comitê de Ética em Pesquisa do IFMT (CEP/IFMT):

A missão do CEP/IFMT é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Finalmente, o CEP/IFMT exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade, por meio de seminários, palestras, jornadas, cursos, estudo de protocolos de pesquisa e outras atividades correlatas.

Informações relevantes:

Contato e Atendimento:

Coordenadora: Marilu Lanzarin
Coordenadora Adjunta: Silvana de Alencar Silva
Secretário: Diego Matias Escobar
e-mail: cep@ifmt.edu.br

Horário de Atendimento da Secretaria do CEP/IFMT:
Segunda a Sexta-Feira das 8:00h às 12:00h e 14:00h às 17:30

Local de Atendimento: