Propes lança três editais de apoio a projetos de pesquisa e inovação

Publicado por: Reitoria / 4 de Março de 2022 às 10:08

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes), publicou nesta quinta-feira (03/03), três editais de apoio a projetos de pesquisa e inovação, para execução a partir do segundo semestre de 2022. A antecipação na publicação desses editais, têm como objetivo oportunizar mais tempo aos pesquisadores em participar dos diversos editais de pesquisa e inovação que são geridos pela PROPES e que serão lançados ao longo do primeiro semestre de 2022.

“A Propes acredita que a participação nesses editais e nos demais a serem lançados ao longo do ano são importantes para que pesquisadores e pesquisadoras possam submeter seus projetos, de forma a alicerçar a pesquisa e inovação no âmbito da instituição, principalmente, levando em consideração que somos uma instituição de educação, ciência e tecnologia, portanto, é necessário que a instituição possibilite 'fazer ciência' e 'fazer inovação' por meio dos mais diversos projetos, sendo meta desta Pró-Reitoria ampliar editais e fomento à pesquisa e inovação", destaca o Pró-Reitor da Propes, professor Epaminondas de Matos.

O período de submissão dos projetos será de 09 de março a 24 de abril pelo Suap - Módulo Pesquisa e a execução dos projetos aprovados ocorrerá de agosto de 2022 a julho de 2023.

Link: https://suap.ifmt.edu.br/pesquisa/editais/

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação alerta ainda para o primeiro semestre de 2022 serão lançados os Editais de Pesquisa do PIBIC - Ensino Médio e Cota Campus, e para a Inovação será lançado o primeiro edital para financiamento de Projetos e Desenvolvimento de Protótipos.

Veja abaixo os três editais de apoio a projetos de pesquisa e inovação:

Edital 19/2022 -  PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO
Para este edital, serão financiados até 17 projetos de inovação tecnológica, de livre concorrência entre os Campi do IFMT, com o custeio de Bolsa Pesquisador no valor de R$ 600,00 mensais, Taxa de Bancada de até R$ 3.000,00 por projeto e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação de R$ 400,00 (CNPq) mensais, para estudantes de graduação.

Edital 20/2022 - PROJETOS DE PESQUISA APLICADA E BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - AMPLA CONCORRÊNCIA
Neste edital serão financiados até 30 projetos de pesquisa aplicada, de livre concorrência entre os Campi do IFMT, com o pagamento de Bolsa Pesquisador no valor de R$ 600,00 mensais, Taxa de Bancada de até R$ 3.000,00 por projeto e Bolsas de Iniciação Científica de R$ 450,00 (FAPEMAT) e R$ 400,00 (CNPq) mensais, para estudantes de graduação.

Edital 21/2022 -  EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
O presente Edital tem como objetivo apoiar a publicação de artigos científicos de pesquisadores efetivos do IFMT oriundos de pesquisas desenvolvidas no âmbito do IFMT e com tema de interesse institucional. Serão disponibilizados até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), sendo o valor máximo do auxílio de até R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por artigo. Submissão em fluxo contínuo, do dia 07/03/2022 a 20/10/2022.