IFMT

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

início do conteúdo

WorkIF 2023: Professor do IFMT Cáceres lança obras sobre estudos literários

Publicado por: Campus Cáceres / 10 de Outubro de 2023 às 13:06

Escritor de romances em mais oito obras de ficção, Marcos Pereira lança livro, resultado de pesquisas de doutorado em Estudos Literários, com reflexões sobre a coletânea 'Primeiras Estórias' de Guimarães Rosa.

O escritor, pesquisador e docente do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Marcos Aparecido Pereira, lançará a obra "Quando dois mundos se encontram: reflexões sobre Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa", no próximo dia 26 de outubro, durante o 8º Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT, WorkIF-2023, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá- MT. 

A obra é um dos 21 títulos, sendo cinco de áreas técnicas, oito de ensino e oito de linguagens, que serão lançados no espaço IFMTexto: nossas letras. Ela é parte dos resultados da tese de doutorado de Marcos pelo Programa de Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, em pesquisa orientada pelo professor Epaminondas de Matos Magalhães, doutor em Letras na área de Teoria da Literatura. 

"O livro analisa a obra de Guimarães Rosa "Primeiras Estórias",  sob a perspectiva do imaginário simbólico e, a partir disso, reflete sobre o ser humano representado nos contos e sua relação com o mundo", afirma Marcos.

Com ilustração de capa de Juliano Moreno, a obra, organizada em oito títulos, em meio às reflexões sobre Primeiras Estórias de Guimarães Rosa, se materializa em escrita envolvente e é um convite à leitura e uma viagem em estímulo à imaginação da leitora e do leitor. 

"As reflexões propostas assumem que o texto literário, ao produzir, sistematizar e promover a compreensão de conhecimentos sociais, históricos e culturais, constitui-se numa forma de compreender o mundo, potencializando vivências a partir do objeto estético e mediada pelas faculdades imaginativas do leitor", afirma Marcos na apresentação da obra.

De acordo com o autor, exemplares do livro serão distribuídos em bibliotecas de instituições públicas do estado.

A obra está disponível em formato de e-book no endereço:
https://editoraaltaperformance.com.br/produto/quando-dois-mundos-se-encontram-reflexoes-sobre-primeiras-estorias-de-guimaraes-rosa/

Relançamento: "Aula de Literatura" de Marcos Morasck

Além do lançamento da obra publicada pela editora Alta Performance, o autor apresentará a coletânea de Contos "Aula de Literatura", lançada no primeiro semestre deste ano pela editora Carlini e Caniato.  A coletânea é o oitavo livro de ficção do autor, sob o pseudônimo de Marcos Morasck. A obra conta com dez narrativas curtas que têm entre as personagens docentes e contadoras e contadores de histórias e as suas relações com a literatura. 

"Este livro nasce de experiências imaginadas e gira em torno de vivências mediadas pela literatura. Os títulos, acredito, são influência de minha formação escolar, sendo estudante ou professor. As narrativas são oferecidas para serem saboreadas como uma pequena porção de uma existência, quase sempre, impossível", destaca. 

Sobre o autor

Pós-doutorando em Escrita Criativa pela Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal, Marcos é doutor em Estudos Literários pela Unemat e mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino IFMT/UNIC. Atualmente atua também como docente do programa. Ele é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Literatura e Línguas  e desenvolve pesquisas em temáticas como: formação de leitores, escrita criativa e crítica literária com base na teoria do imaginário. 

Como escritor, já publicou, com o pseudônimo de  Marcos Mariamo as obras Apenas um sonho (2007) e No tempo dos sonhos (2011). Já com a assinatura de Marcos Morasck, entre os romances publicou A face oculta (2010), de Pedras da meia-noite (2015), O castelo de sombras (2021), Uma aventura na Terra da Magia (2021) e Aula de Literatura (2023).

Confira as obras que serão lançadas no Espaço IFMTexto: nossas letras 

Notícia relacionada:

Obras educacionais, científicas e literárias serão lançadas no 8º WorkIF

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT