Lançamento da Vitrine Tecnológica contou com a participação dos reitores do IFMT e UFMT

Publicado por: Reitoria / 1 de Junho de 2021 às 10:33

O lançamento da Vitrine Tecnológica ocorrida nesta segunda-feira, dia 31 de maio, contou com a participação dos reitores do IFMT e UFMT, Julio Cesar dos Santos e Evandro Aparecido Soares da Silva, que em suas falas destacaram o fortalecimento dos laços entre as instituições e as oportunidades de parcerias na área de Inovação que poderão ser desenvolvidas. O lançamento da Vitrine Tecnológica é uma ação do Departametno de Inovação Tecnológica do IFMT.

A Vitrine de Competências do IFMT apresenta os perfis dos(as) pesquisadores(as), organizados por campus, área e competências para realização de parcerias e prestação de serviços.

Todos os perfis divulgados têm o consentimento dos(as) pesquisadores(as), tendo sido informados na primeira rodada de coleta de dados, realizada no primeiro semestre de 2021. Novas rodadas de coleta serão realizadas.

A implementação dessa vitrine foi resultado do projeto intitulado “Impacto IFMT: Vitrine de Competências para prestação de serviços e transferência de tecnologia”, aprovado no edital Nº 54/2020 da AIT/PROPES.

O reitor do IFMT, Julio Cesar Santos destacou a questão da transparência das informações serem mais acessíveis para a sociedade, e reforçou que esta ação está no plano de gestão dele. Já o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, participou como convidado interessado no assunto e observar como ficou formato da vitrine.

Os reitores discutiram muito entre os dois a questão das parcerias, pois o Instituto Federal tem um perfil muito próximo da Universidade Federal.

A chefe do Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT, Fernanda Caldeira, disse que por meio da Vitrine de Competências, as empresas e demais instituições terão acesso ao potencial corpo de pesquisadores do IFMT, voltado para inovação tecnológica, prestação de serviços e consultoria. “É um passo a mais na inserção do IFMT no rol de instituições referenciais para a tecnologia e inovação”.