IFMT lança edital de processo seletivo para Projetos de Inovação Tecnológica - Pesquisas com alto nível de maturidade tecnológica

Publicado por: Reitoria / 16 de Março de 2022 às 09:09

O Instituto Federal de Mato Grosso lançou o edital nº 29/2022 - RTR-SG/RTR-CG/RTR-GAB/RTR/IFMT - Processo de Seleção de Projetos de Inovação Tecnológica - Pesquisas com Alto Nível de Maturidade Tecnológica. O presente edital objetiva realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade. As inscrições para submissão de projetos ocorrerão de 22 de março a 22 de maio de 2022, exclusivamente pelo Suap.

O edital coordenado pelo Departamento de Inovação Tecnológica tem o aporte de R$ 432.600,00 para o financiamento de projetos de Inovação Tecnológica desenvolvido por pesquisadores do IFMT.

Os incentivos dispostos neste edital estão em consonância com a Resolução CONSUP/IFMT nº 51/2012 (Auxílio Financeiro ao Pesquisador) e com a Resolução CONSUP /IFMT nº 14/2019 (Programa de Valorização das Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão). A concessão de Bolsas de Iniciação a Inovação Tecnológica da FAPEMAT (IT) está de acordo com a Resolução FAPEMAT nº 003/2019, de 12/03/2020, para bolsas da FAPEMAT.

O objetivo principal deste edital é fomentar projetos de inovação tecnológica com alto nível de maturidade, que se enquadrem obrigatoriamente na linha de Inovação que resulte em melhoria e solução tecnológica em serviços e/ou produtos.

Para este edital será utilizada na medição da maturidade tecnológica por meio da metodologia desenvolvida pela NASA e denominada Technology Readiness Level - TRL, estando aptos para aprovação apenas as tecnologias que apresentarem, no mínimo, o nível 4 de maturidade tecnológica, ou seja, que o produto ou processo já esteja validado em laboratório. Acesse o edital em anexo, para conhecer melhor essa metodologia de análise.

Busca-se com este processo seletivo desenvolver e ofertar tecnologias por meio de produtos ou processos inovadores, voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Mato Grosso e/ou Brasil, conforme definição: Produto ou Processo - objeto, substância, análise, diagnóstico, softwware, hardware, design, nova metodologia para obtenção de um resultado, que podem ou não ser passível de proteção.

As modalidades de apoio previstas neste edital compreendem:

a) Bolsa Pesquisador no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) por mês, por até 12 (doze) meses por pesquisador, custeada pela PROPES;

b) Taxa de Bancada no valor de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) por projeto, custeada pela PROPES;

c) Bolsas de Iniciação a Inovação Tecnológica da FAPEMAT (IT) no valor de R$ 585,00 (quinhentos e oitenta e cinco reais) por mês;

Serão selecionados até 10 (dez) Projetos de Inovação Tecnológica entre os Campi do IFMT: a) Os 10 primeiros projetos, classificados por melhores pontuações, independente do campus, serão contemplados com Bolsa Pesquisador ao coordenador do projeto, Taxa de Bancada e Bolsa de Iniciação a Inovação Tecnológica.

O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 21 de junho de 2022. A indicação dos discentes bolsistas deve ser feita de 01 a 31 de julho de 2022. O encerramento da vigência dos projetos e das bolsas será no dia 31 de julho de 2023. Para mais informações, acesse o edital em anexo.