IFMT

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

início do conteúdo

Mestrado em Ensino - Processo Seletivo 2019

 

>> Processo Seletivo 2019 << 

 >> Calendário de aulas 2019 <<

APRESENTAÇÃO______________________________________

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla Docente de Cooperação Científica entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.

Público-alvo

O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.

 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO________________________________

Ensino, Currículo e Saberes Docentes

A área desenvolverá estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes que são construídas a partir das experiências cotidianas que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 - Ensino de Linguagens e seus códigos

Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.

 

Linha 2- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar

Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

Linha 3 - Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias

A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.

Periodicidade das aulas: quinzenal (sexta-feira e sábado).

Cronograma: acesse o link

ESTRUTURA CURRICULAR________________________________

Disciplinas Obrigatórias Gerais

Abordagens de Pesquisa em Ensino (3 créditos)
Atividades Programadas (10 créditos)
Epistemologia: Teorias do Conhecimento (3 créditos)
Seminário de Pesquisa I (3 créditos)
Seminário de Pesquisa II (3 créditos)

Disciplinas Obrigatórias por Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1 - Ensino de Linguagens e seus códigos
Enfoques Teóricos e Práticas do Ensino de Linguagens (3 créditos)
Tendências e Abordagens de Pesquisa em Linguagens (3 créditos)

Linha de pesquisa 2 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar
Formação de Professores e Saberes para Docência (3 créditos)
Tendências Educacionais e Pensamento Pedagógico (3 créditos)

Linha de Pesquisa 3 - Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias
Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos)
Tendências e Abordagens de Pesquisa em Ciências e Matemática (3 créditos)

DISCIPLINAS ELETIVAS

Adaptações Curriculares – Saberes e Práticas Inclusivas (3 créditos)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3 créditos)
Cultura Escolar e Saberes Docentes (3 créditos)
Cultura Popular e Ensino de Linguagem (3 créditos)
Currículo, Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
Educação Ambiental e Ensino (3 créditos)
Educação Matemática: O Currículo da Educação Básica e os Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
Ensino a Distância (3 créditos)
Ensino de Leitura e Produção de Texto (3 créditos)
Ensino em Ciências Naturais (3 créditos)
Ensino, Sociedade e Diversidades (3 créditos)
Escola, Memória e Narrativas (3 créditos)
Estratégias para o Ensino de Química e meio Ambiente (3 créditos)
Formação Didática e Trabalho Docente (3 créditos)
Identidades e Representações em Diferentes Linguagens (3 créditos)
Linguagem e Educação (3 créditos)
Perspectivas Históricas do Ensino de Matemática no Brasil (3 créditos)
Poéticas e Estéticas Contemporâneas Aplicadas ao Ensino (3 créditos)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aplicadas ao Ensino de Linguagem (3 créditos)

 

COORDENAÇÃO________________________________

Prof. Dr. Geison Jader Mello
E-mail: ppgen@cba.ifmt.edu.br
Coordenador do Mestrado em Ensino - IFMT
Telefone: (65) 3318-1465

 Profª. Drª. Cilene Maria Lima Antunes Maciel
E-mail: cilene.maciel@kroton.com.br
Coordenadora do Mestrado em Ensino - UNIC
Telefone: (65) 3363-1271

CORPO DOCENTE_______________________________

DOCENTES IFMT

Profª. Drª. Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva
Lattes: https://lattes.cnpq.br/1163034494565030

 Prof. Dr. Degmar Francisco dos Anjos
Lattes: https://lattes.cnpq.br/0538812567788479

 Profª. Drª. Edione Teixeira de Carvalho
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6509536264548722

 Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4813224250543689

 Prof. Dr. Geison Jader Mello
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9794369843997713

 Profª. Drª. Imara Pizzato Quadros
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2908573133487675

 Prof. Dr. Jeferson Gomes Moriel Junior
Lattes: https://lattes.cnpq.br/0929859728060256

 Prof. Dr. Leandro Carbo
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3693696619503114

 Profª. Drª. Nadja Gomes Machado
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9058690473723423

 Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5856525232992306

 Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9139475718201089

 DOCENTES UNIC

Profª. Drª. Cilene Maria Lima Antunes Maciel
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5624136432579520

 Prof. Drª. Cleonice Terezinha Fernandes
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9409183881600139

 Profª. Drª. Edenar Souza Monteiro
Lattes:  https://lattes.cnpq.br/7299735489884919

 Prof. Dr. José Serafim Bertoloto
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4937833975814371

 Profª. Drª. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7897222621814126

 Profª. Drª. Lucy Ferreira Azevedo
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7407152679536958

 Profª. Drª. Maria das Graças Campos
Lattes: https://lattes.cnpq.br/1177870294860417

 Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6784437572638138

 

 

 

TESES/DISSERTAÇÕES______________________________________


Não é permitida a reprodução total ou parcial para quaisquer fins sem a prévia autorização formal.
No caso de uso de informações contidas na obra, na forma de citação, é obrigatório referenciar o documento de acordo com as normas vigentes.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT