Vêm aí os editais de inovação do Programa Novos Caminhos!

Publicado por: Reitoria / 21 de Fevereiro de 2020 às 10:59

Os estudantes e professores das instituições da Rede Federal e Tecnológica precisam ficar atentos a três novas oportunidades que o Ministério da Educação está preparando, dentro do Programa Novos Caminhos. Ainda no primeiro bimestre deste ano, serão lançados dois editais que vão oferecer suporte a projetos de iniciação tecnológica e também de empreendedorismo e inovação. E nos meses seguintes, será lançado mais um edital, com o foco em Educação 4.0.

O primeiro edital busca incentivar o aprendizado de novas tecnologias digitais aplicadas ao mundo de trabalho, como a internet das coisas, Big Data, inteligência artificial, desenvolvimento de sistemas e aplicativos, realidade virtual e aumentada, robótica, entre outros. A ideia é que as equipes dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica ou do Colégio Pedro II desenvolvam projetos que levem essa temática a estudantes da rede pública de ensino, tanto dos anos finais do ensino fundamental quanto do ensino médio.

O segundo edital também se relaciona a inovação, mas com um foco que envolve o empreendedorismo. O objetivo dele será selecionar projetos em que os estudantes da própria rede sejam estimulados a empreender a partir do desenvolvimento de um produto inovador e de seu lançamento no mercado. Para esse aprendizado com a dinâmica real do mundo de trabalho, o Ministério da Educação vai oferecer equipamentos e bolsas aos projetos selecionados. Além disso, os projetos vão poder contar com uma mentoria de empreendedorismo do Sebrae, que é parceiro do Ministério na iniciativa.

O terceiro edital vai selecionar instituições da Rede Federal que vão receber laboratórios de ponta para implementar oficinas em que serão desenvolvidas habilidades da educação 4.0. Estão reunidas nesse contexto as ferramentas do universo 4.0, como robótica, aprendizagem computacional entre outros, e as chamadas soft skills, que envolvem criatividade, trabalho em grupo, empreendedorismo e inovação.

Para saber mais, fique de olho na página do Ministério da Educação! Os três editais vão apresentar mais detalhes de como participar e explorar novas possibilidades nesse mundo de transformação tecnológica da educação.

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC