PROPES lança editais de apoio a projetos de pesquisa, bolsas de iniciação científica e para apoio à publicações científicas

Publicado por: Reitoria / 4 de Abril de 2016 às 10:37

O IFMT, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) lança hoje os Editais 033/2016 para seleção de Projetos de Pesquisa e bolsas de Iniciação Científica e o Edital 034/2016 para apoio à publicação de artigos científicos.

O Edital 033/2016 tem como objetivo fomentar as atividades de pesquisa aplicada através da concessão de bolsa produtividade em pesquisa, auxílio financeiro ao pesquisador (taxa de bancada), além da concessão de bolsas de Iniciação Científica que visa despertar nos estudantes a vocação científica, o envolvimento nas atividades de pesquisa, proporcionando-lhes a aprendizagem dos métodos e técnicas de pesquisa e estimulando o desenvolvimento da criatividade e do pensar científico.

O Edital 034/2016 tem como objetivo o apoio financeiro à publicação de artigos científicos, com classificação Qualis/CAPES entre A1 e B3, produzidos por pesquisadores vinculados ao IFMT, resultado de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da instituição.

O Edital 033/2016 prevê a seleção de 150 projetos de pesquisa e 150 estudantes serão contemplados com bolsas de iniciação científica, em diferentes programas. Destes, 50 projetos serão apoiados pela PROPES e terão as seguintes modalidades de apoio: Bolsa Produtividade ao coordenador do projeto (12 meses); Auxílio Financeiro ao Pesquisador (de até R$ 3.000,00) e uma bolsa de Iniciação Científica de agências externas (CNPq ou FAPEMAT). Mais 100 projetos, com recurso financeiro dos Campi, serão apoiados nas seguintes modalidades: Auxílio Financeiro ao Pesquisador (de até R$ 3.000,00) e uma bolsa de Iniciação Científica por projeto, do programa PROIC/IFMT.

O Edital completo (EDITAL 033/2016 PROPES/IFMT) e os anexos necessários para submissão podem ser obtidos no site www.propes.ifmt.edu.br, no link Pesquisa => Editais => Editais Abertos (https://propes.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/edital-033-2016-chamada-2016-2017-projetos-de-pesquisa-bolsas-iniciacao-cientifica/). Maiores informações podem ser obtidas também com o Dirigente de Pesquisa dos Campi do IFMT ou diretamente na PROPES pelo fone: (65) 3616 4112 ou pelo e-mail pesquisa@ifmt.edu.br.

O Edital 034/2016 prevê o apoio financeiro para publicação de artigos científicos produzidos por pesquisadores vinculados ao IFMT e que desenvolveram seus projetos de pesquisa no âmbito da instituição. É o primeiro edital lançado pelo IFMT com este objetivo é foi possível a partir da aprovação pelo CONSUP da Resolução 011/2015 que permite tal modalidade de apoio. Os apoios neste Edital são: serviços de terceiros (tradução e revisão); taxa de submissão e taxa de publicação e/ou veiculação eletrônica.

A PROPES disponibilizou para esta ação o valor de R$ 60.000,00 e o Edital é de fluxo contínuo, ou seja, os pesquisadores podem submeter a solicitação a qualquer momento entre 15 de abril e 15 de outubro.

O Edital completo (EDITAL 034/2016 PROPES/IFMT) e os anexos necessários para solicitação do apoio podem ser obtidos no site www.propes.ifmt.edu.br, no link Pesquisa => Editais => Editais Abertos (https://propes.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/edital-n-0342016-propes-ifmt-apoio-publicacao-de-artigos-cientificos/)