Propes e Diretoria de Planejamento Executivo tem novos gestores

Publicado por: Reitoria / 6 de Novembro de 2020 às 12:14

O reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, nomeou o professor Wander Miguel de Barros, para assumir o cargo de Diretor de Planejamento Executivo, no lugar da professora Glaucia Mara de Barros que se aposentou no mês de outubro de 2020. A Portaria nº 2.211 de 30 de outubro de 2020 com a nomeação do professor Wander foi publicada no Diário Oficial da União nº 210, no dia 04 de novembro de 2020.

Na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) foi nomeado o professor do Campus São Vicente, Erineudo de Lima Canuto, que irá ocupar o lugar do professor Wander na Propes. A Portaria nº 2.207 de 30 de outubro de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União de nº 210, do dia 04 de novembro de 2020.

Willian Silva de Paula destacou que a gestão nesta reta final, com a aposentadoria da professora Glaucia Mara de Barros, fez alterações na sua equipe gestora, trazendo o professor Wander para a Diretoria de Planejamento Executivo.

“O professor Wander Barros já atuou em alguns momentos como reitor substituto, tanto na minha ausência, como da professora Glaucia. Ele já entende de todas as questões inerentes ao gabinete do reitor. Assume a pasta trazendo proposições de estreitamento com os novos diretores-gerais de campi, com as instituições externas, e demais pró-reitores e diretores sistêmicos da instituição, além da continuidade do trabalho de assessoramento à reitoria e ao reitor, iniciados pela professora Glaucia”, destacou Willian de Paula.

Sobre a vinda do professor do Campus São Vicente, Erineudo de Lima Canuto, o reitor ressalta que ele irá somar esforços com os pesquisadores, com os programas de latu e scricto sensu da instituição, bem como com as parcerias externas, visando o crescimento da instituição.

“O professor Erineudo irá somar e contribuir nas ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, com os nossos dois diretores, professor Jeferson Gomes Moriel Junior (Pós-Graduação) e professor José Luiz Siqueira (Pesquisa e Inovação Tecnológica), fortalece o time da Propes com os demais servidores que lá estão”, ressalta Willian.

O professor Wander de Barros disse que estar responsável e gerindo as atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação da instituição foi o seu maior desafio profissional.

“Considero que as principais vitórias e conquistas no período que estive à frente foram: a aprovação do mestrado profissional Profept; a implementação do programa de mestrado em ensino; a aprovação e implementação do mestrado em química profissional; a aprovação da política de inovação da instituição; a realização dos Workifs nos últimos anos, onde celebramos resultados das últimas pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores e bolsistas e consequentemente a manutenção das bolsas pelas  agências de fomento: Fapemat, CNPq”, disse Wander.

Ele ressaltou ainda sobre a capacitação dos servidores que foi a mudança e atualização do Regulamento Permanente de Capacitação (RPC), os convênios firmados, dentre eles o Dinter em Alimentos, o Dinter em Ciências Agrarias, o mestrado profissional em administração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sobre o novo desafio de estar responsável pela Diretoria de Planejamento Executivo, Wander Barros salientou que “trata-se de um convite do prof. Willian onde espero com muito zelo e responsabilidade e ética, conseguir tramitar e dar sequência aos processos e planejamentos ali estabelecidos”.

O professor Erineudo Canuto ao falar sobre a posse na Propes, disse que esteve há alguns anos atrás na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) junto a Diretoria de Políticas, Projetos e Articulação.

“Agora eu retorno à reitoria com o convite do professor Willian para assumir a Pró-reitoria de Pesquisa. Eu fico muito lisonjeado com o pedido do reitor para compor a equipe gestora, no cargo de pró-reitor de pesquisa e inovação. Eu tenho um grande vínculo e interesse pela pesquisa desde que tomei posse como docente no IFMT. Isto ocorreu em janeiro de 2010 e venho atuando como professor pesquisador”, conta Canuto.

Ele destacou que já finalizou diversos projetos de pesquisa e orientação de alunos bolsistas, tanto na iniciação científica júnior (ensino médio) e da iniciação cientifica (graduação). Na verdade, destes quase 11 anos, um pouco mais de 5 anos, esteve como gestor da pesquisa. Canuto foi chefe do departamento de pesquisa e extensão do Campus Juína, de junho de 2010 a dezembro de 2011, e chefe do departamento de pesquisa no Campus São Vicente, desde abril de 2017 até o dia que foi exonerado para assumir a Propes.

“Neste novo desafio tenho conhecimento das imensas dificuldades pelas quais a pesquisa e a pós-graduação vem passando, e que os cenários não são muito animadores, considerando o contexto econômico, politico e social. No entanto, não medirei esforços para que eu possa representar a Propes no planejamento e execução de ações que convergem na melhoria na pesquisa, pós-graduação e inovação do nosso IFMT. Compreendo que estou chegando na finalização da execução do ano de 2020, e caminhando para uma transição de gestão, mas existem algumas ações emergentes, como planejar e executar o nosso 7º Workif com o desafio de ser totalmente online”, disse Erineudo Canuto.

O novo pró-reitor de Pesquisa e Inovação disse ainda que o Workif tem a previsão de ser realizado em março de 2021, além de atuar na orientação da finalização dos projetos de pesquisa e inovação de 2019/2020, e suas devidas prestações de contas junto as agências de fomento. Ele finalizou ressaltando que é necessário avançar na parceria do IFMT com o IFGoiano para a implantação do Dinter em Ciências Agrárias, como também planejar as ações da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFMT para o ano de 2021.