PROFNIT: Publicada chamada suplementar para seleção nacional de estudantes

Publicado por: Reitoria / 2 de Abril de 2018 às 15:20

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) informa que foi publicada, no dia 29 de março, na página do PROFNIT Nacional na internet www.profnit.org.br, pela Comissão Acadêmica Nacional do programa, a chamada suplementar do exame nacional de acesso ao mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, com ingresso no segundo semestre de 2018.

Das 145 vagas disponíveis, uma é reservada aos servidores do IFMT, uma aos servidores da UFMT, uma aos servidores da Unemat e sete vagas são abertas a ampla concorrência.

As inscrições podem ser feitas no período de 30 de abril a 4 de maio. O valor da taxa de inscrição de R$ 250,00.

O Exame Nacional de Acesso consiste de duas etapas, sendo a primeira, uma Prova Nacional, a ser realizada no dia 26 de maio, das 14h00 às 18h00, horário oficial de Brasília, seguida de Análise Curricular, a ser feita de 20 a 22 de junho.

O resultado final será divulgado até o dia 6 de julho exclusivamente na página do PROFNIT Nacional na internet.

A seleção será realizada em caráter nacional, mas com competição entre candidatos restrita ao âmbito do ponto focal escolhido. O ponto focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Todo o processo seletivo, (etapas 1 e 2), ocorrerá exclusivamente no ponto focal em que o candidato escolheu para concorrer, não sendo permitido realizar a prova em local distinto.

O Exame Nacional tem como objetivo verificar o domínio de conhecimento mínimo necessário para cursar as disciplinas que compõem o PROFNIT e também servir como processo seletivo dos candidatos ao ingresso no curso.

O material do Exame Nacional de Acesso pode ser visto na seção Memória da página de internet do PROFNIT.

O PROFNIT - Foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação em sua 159ª reunião do CTC em 19 de junho de 2015. É um programa de pós-graduação stricto sensu Profissional, em Rede Nacional conferindo o título de Mestre, que tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinada por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, etc. O curso é gratuito, presencial, com duração de 24 meses e coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.

Confira, em anexo, a íntegra do edital.

Marcadores: ifmt_1 profnit