Professor do Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo é contemplado com bolsa de produtividade do CNPq

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2019 às 15:33

O Professor Alexandre dos Santos do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, foi contemplado com bolsa de produtividade na Chamada CNPq Nº 17/2018 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - Tecnologia e Inovação para Agropecuária do CNPq/MCTIC.

O docente é o primeiro servidor do IFMT a conquistar esse benefício na área de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Além dele, outros seis professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram contemplados com a bolsa no país, com vigência de 2019 a 2021.

“Essa conquista me deixa muito contente por ser um reconhecimento, curricularmente, aos trabalhos que vem sendo feitos na área de pesquisa e inovação tecnológica. É um ranking nacional, no qual concorrem pesquisadores de todo o país, a grande maioria das universidades federais. Isso também abre portas e oportuniza a aprovação de outros editais de pesquisa e outras fontes de financiamento para o campus e para o IFMT”, comemora o docente.

Segundo a coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica da Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Silvana Cruz, esse é o resultado de um trabalho conjunto entre o IFMT e os pesquisadores, inciado com a publicação de editais em 2011. “De 2015 para cá o instituto vem aportando recursos em bolsa produtividade, que valorizam o pesquisador que tem bom currículo e é um dos poucos institutos do Brasil a conceder esse benefício”, destaca.

Currículo - Formado em Engenharia Florestal e mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)/ Unidade de Biostatistique et Processus Spatiaux (BioSP) no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA/França), pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e MBA em Innovation Management Professional pela School of International Business and Entrepreneurship (Steinbeis-SIBE/Alemanha).

Docente desde 2012 no curso de bacharelado em Engenharia Florestal no IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, sendo também Professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Entomologia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG; e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFMT. Faz pesquisa na área de inovação tecnológica para a solução de insetos praga em plantios florestais e amostragem espacial de insetos com o uso de geotecnologias.