IFMT registra software inédito para a gestão das atividades de mobilidade acadêmica

Publicado por: Reitoria / 19 de Maio de 2021 às 08:07

O Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT concluiu o processo de registro de software inédito para a gestão das atividades de mobilidade acadêmica para o Instituto Federal de Mato Grosso. O Sistema Gerenciador de Relações Internacionais (GeRI) foi desenvolvido para a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) e teve seu registro deferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), onde garante ao IFMT a titularidade do software e o direito exclusivo de uso.

Os autores que desenvolveram todo o processo de construção foram os servidores, Pedro Clarindo da Silva Neto (Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva), Sônia Regina Guimarães Fonseca (DSRI), Wictória Eloá Gomes Pereira (DSRI) e o estudante do campus Cuiabá, Jonilson dos Santos Nascimento.

Para o professor Pedro Clarindo da Silva Neto, “com o GeRI estamos tornando possível gerenciar todo processo de mobilidade acadêmica, trazendo para as Relações Internacionais a possibilidade de trabalhar de forma automatizada e virtual as atividades de informações gerenciais. O processo de registro do software é parte fundamental para que possamos, como pesquisador e como Instituição, assegurar a propriedade intelectual do sistema desenvolvido, bem como a realização de parcerias para as transferências de tecnologia”.

Durante todo o processo de planejamento e criação do software, a equipe da DSRI esteve envolvida na utilização para melhor identificação das funcionalidades necessárias ao software, dessa forma ele foi validado entre os usuários como uma ferramenta que garante celeridade e informatização dos processos da diretoria.

O Diretor Sistêmico de Relações Internacionais, professor William de Paula, ressalta a importância para a diretoria “o software agilizará os trabalhos desenvolvidos pela DSRI, que até então eram através de planilhas e manuais. Um outro ponto a salientar, é que a comunidade IFMT terá disponíveis todos os formulários que tratam de mobilidade da área internacional, informações sobre todos os nossos embaixadores nos campi e bem como o acesso às instituições cadastradas como parceiras do IFMT e assim vislumbrar as possibilidades de relações internacionais”.

O registro de software é uma das atividades realizadas pelo Departamento de Inovação Tecnológica, que orienta no processo de organização da documentação, registro e acompanhamento do processo junto ao INPI. Segundo a chefe de Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT, Fernanda Caldeira, “a partir do registro e garantia da titularidade ao IFMT, cabe ao Departamento de Inovação intermediar e gerir todos os processos de transferência dessa tecnologia para a sociedade”. O próximo passo é firmar parcerias com outras instituições ou empresas privadas, para a utilização e aprimoramento das funcionalidades do sistema.

O Departamento de Inovação Tecnológica informa aos pesquisadores e inventores do Instituto Federal de Mato Grosso que desejarem informações sobre os processos de proteção da propriedade intelectual de suas criações, podem solicitar orientação diretamente no e-mail: agencia.inovacao@ifmt.edu.br ou no site inovacao.ifmt.edu.br, onde encontrarão um vasto material referente a propriedade intelectual.

Fonte: Propes/Departamento de Inovação Tecnológica
com edição da Decom/IFMT