IFMT realizou palestra e primeira reunião ordinária do Comitê de Ética em Pesquisa

Publicado por: Reitoria / 31 de Março de 2016 às 16:50

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio de sua Diretoria de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes), realizou na manhã desta quinta-feira (31/03), no auditório da Reitoria, a palestra "Comitê de Ética em Pesquisa", proferida pela professora doutora Shirley Ferreira Pereira, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMT. Nesta palestra foram abordados a natureza do Comitê, seu funcionamento, atribuições e responsabilidades.

Esta palestra constituiu-se ainda como a primeira reunião ordinária do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFMT, onde foram escolhidos a coordenadora do CEP, professora Marilu Lanzarin, do Campus Sorriso, e a pedagoga Silvana de Alencar como coordenadora adjunta. Foram definidos ainda o calendário de reuniões, que serão realizadas bimestralmente, visando a análise dos projetos de pesquisa a ele submetidos.

A coordenadora do CEP, professora Marilu Lanzarin, destacou que a criação do Comitê "valoriza a pesquisa realizada na instituição". Ela destacou ainda o desafio desta coordenação. "É um grande desafio, mas este é um grupo muito bom, o que de dá a certeza que os trabalhos serão desenvolvidos com grande êxito", disse.

Segundo o diretor de pesquisa do IFMT, professor doutor Ademir Conte, a criação de um Comitê de Ética em Pesquisa é uma demanda dos pesquisadores da instituição, pois "concede respaldo ético à pesquisa realizada na Instituição e atende a obrigatoriedade de que as pesquisas sejam submetidas ao comitê para estarem aptas a publicação em periódicos científicos", afirmou.

A próxima reunião ordinária do CEP será realizada em 24 de abril. Nesta serão avaliados os primeiros projetos submetidos por meio de ferramenta online, com link disponível no site da Propes (https://propes.ifmt.edu.br/). Acessando o meu Pesquisa, opções Comitê de Ética em Pesquisa > Humana , os pesquisadores terão acesso ao histórico da CEP, composição, Regulamento aprovado pelo Consup, o calendário de reuniões e outras informações necessárias para submissão de projetos.

O Comitê - O Comitê de ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – CEP/IFMT é um colegiado independente e tem caráter interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar, normativo, consultivo deliberativo e educativo. Ele deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, tendo por objetivos: exercer funções de natureza consultiva, educativa, deliberativa e de assessoramento relacionadas com procedimentos de pesquisa que envolvam seres humanos ou material deles advindo; garantir, resguardar e defender os direitos e interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade; Fazer cumprir as normas de ética em pesquisa envolvendo seres humanos, conforme legislação vigente, em especial a Resolução CNS n.º 466/2012 e Norma Operacional 001/2013 do CNS.