IFMT realizou o treinamento “Prospecção Tecnológica e Patentes” com a participação de servidores do IFMT, UFMT e UNEMAT

Publicado por: Reitoria / 8 de Novembro de 2017 às 15:42

O Instituto Federal de Mato Grosso realizou por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), nos dias 06 e 07 de novembro, na sala do Mestrado em Ensino (PPGEn), no Campus Cuiabá, o treinamento “Prospecção Tecnológica e Patentes”, direcionado aos servidores envolvidos com inovação tecnológica das três instituições públicas de ensino superior do Estado (IFMT, UFMT e Unemat).

Ministrado pela docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da rede nacional do mestrado PROFNIT, professora doutora Silvia Beatriz Beger Uchôa, o curso orientou servidores acerca da prospecção tecnológica, ou seja, como é que a tecnologia está evoluindo e quais são as tendências baseando-se nos mapeamentos de patentes nacionais e internacionais.

“A patente está vinculada diretamente à inovação, fomentando a necessidade dos pesquisadores conhecerem as possibilidades de prospecção e as instituições de ensino protegerem seu capital intelectual, para posteriormente, comercializarem esse produto ou serviço, que será revertido em novas pesquisas. É fundamental existir esse retorno, pois o governo tem investido em pesquisa. O retorno pode não ser apenas comercial, mas ser social, através de produtos que possam melhorar a sociedade”, conta a docente Silvia Uchôa.

Uchôa explicou que no Brasil o prazo para concessão de patentes dura em média de 8 a 10 anos, enquanto nos Estados Unidos o tempo médio é de 2 anos. “Esse prazo no Brasil é péssimo, pois perdemos muito tempo com burocracia”, ressalta a docente.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT, professor doutor Jeferson Gomes Moriel Junior, esclareceu que a ideia da prospecção tecnológica é “ver o cenário de uma tecnologia ou inovação, a partir do estudo de mapeamento de artigos científicos e de patentes na área para compreender as tendências e possibilidades de inovação para o futuro”.

Este treinamento foi uma das diversas ações que vêm sendo realizadas no âmbito da inovação tecnológica no IFMT para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, o Mestrado PROFNIT, e conta com a atuação conjunta das três IPES.

A supervisora do NIT da UNEMAT, Jaqueline Albino, disse que considera muito importante essa capacitação, principalmente no que tange à prospecção tecnológica, pois tem o objetivo de aumentar o número de depósitos de patentes. Ela acrescentou ainda que o mais importante é reforçar a colaboração entre as três IPES (IFMT, UFMT e UNEMAT) para que o PROFNIT seja implantado no estado de Mato Grosso.

O professor de Eletroeletrônica do IFMT – Campus Cuiabá, Bernanci Pedroso de Almeida, destacou que adquiriu novas informações sobre depósito de patente, e busca de informações em sites nacionais e internacionais. “Esse curso é importante porque permite a instituição depositar as suas patentes, proporcionando maior visibilidade das pesquisas que são realizadas pelo IFMT”, considera Bernanci Almeida.

O professor do Departamento de Computação da UFMT, Josiel Maione Figueiredo, falou da importância em se prestar atenção em todas as etapas no depósito de patente. “Se tiver algum erro de citação ou de construção desse depósito, o pesquisador e a instituição podem perder o depósito, e a patente se tornar domínio público”.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) fomentou no ano de 2017 a capacitação para os servidores conhecerem a legislação e os procedimentos de prospecção e de transferência de tecnologia  para que as pesquisas desenvolvidas no IFMT sejam aplicadas em desenvolvimento de novos produtos e processos, ou inseridas na comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico do estado de Mato Grosso.