IFMT participou com três projetos na Mostra Tecnológica do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Publicado por: Reitoria / 4 de Dezembro de 2015 às 15:03

O Instituto Federal de Mato Grosso participou da Mostra Tecnológica do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorreu entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, em Rio Branco/AC, com a apresentação de três projetos inovadores. O Connepi é um evento promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

As estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos do IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista, Aryadne Karoline e Aurélia Regina, orientadas pela professora Daniela Fernanda Lima de Carvalho Cavenaghi, apresentaram um projeto inovador que propõe uma solução para o desperdício de alimentos, especificamente com a produção de uma sopa instantânea de peixe desidratado, cujo processo de preparação envolve a filetagem, ação que evita desperdícios no preparado de peixes.

O objetivo do projeto ser uma opção saudável para alimentação e combater o desperdício. A pesquisa aplicada contribui ainda para a formação profissional dos graduandos do IFMT. “Participar de projetos como este é bom, porque não ficamos restritos somente à sala de aula”, complementou Aurélia.

Outros dois projetos foram inscritos pelo IFMT, por meio de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O projeto "Iogurte grego light com araticum e soja" foi proposto pela professora Nágela Farias Magave Picanço Siqueira, também do Campus Bela Vista; o terceiro projeto foi o Nanodermt - Produto nanotecnológico para redução do estresse oxidativo", do professor Bruno Pereira Garcês, do Campus Confresa.

A Mostra Tecnológica é um espaço para a exposição de produtos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes, técnicos e professores de Institutos Federais de todo o Brasil, permitindo que todos os presentes no X CONNEPI possam conhecer as pesquisas que são desenvolvidas nos campi dos Institutos Federais. Durante a exposição todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão de professores e os melhores serão premiados.

Assessoria de Comunicação - Reitoria - IFMT, com informações de Glauco Capper