IFMT participa do Conecta IF com uma delegação de 138 alunos e 23 servidores em Brasília

Publicado por: Reitoria / 21 de Setembro de 2017 às 18:02

O Instituto Federal de Mato Grosso participa de 18 a 23 de setembro, do Conecta IF 2017 – Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF). A delegação do IFMT é composta por 138 alunos e 23 servidores dos campi Cuiabá – Bela Vista, Diamantino, Juína, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, e da Reitoria. A delegação integra a programação do Festival de Arte e Cultura do Conecta IF, além dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. O IFMT também está presente com um estande da Instituição no evento.

O Conecta IF é um evento realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), de âmbito nacional, sendo constituído por 17 eventos de ciência, tecnologia e inovação, de ensino, pesquisa e extensão, de internacionalização, de cultura e arte. O evento tem a proposta de conectar as instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com o mundo do trabalho e a sociedade.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (PROPES), Wander Barros destacou a importância do IFMT estar presente no Conecta IF, pois é um evento da Rede que mostra o papel dos Institutos Federais no País, inclusive o que o IFMT está desenvolvendo.

O Pró-Reitor de Ensino (PROEN), Carlos Câmara, salientou que o evento unifica ciência, tecnologia e ensino, de forma real e concreta, visível para toda sociedade, oportunizando o jovem às iniciativas tecnológicas e socializando as propostas dos professores pesquisadores das instituições. “O Conecta IF mostra para sociedade que é possível fazer uma educação profissional tecnológica e gratuita com jovens, integrando com uma pesquisa de qualidade. Dentro de uma escola pública que o Brasil precisa e tem que são os Institutos Federais”, disse Carlos Câmara.

A estudante do curso de Engenharia de Alimentos do Campus Bela Vista, Aurélia Regina Araújo da Silva, está participando da delegação do IFMT no Conecta IF e falou que está sendo um evento bastante proveitoso, com aprendizados diferentes e várias oportunidades. “Está sendo muito gratificante, é um evento bem bacana e legal. Estou gostando muito”, disse Aurélia Araújo.

O estudante do curso técnico integrado em meio ambiente do Campus Bela Vista,  João Luis Gonçalves de Matos, destacou que apresentou junto com o grupo de Músicas Eruditas e Populares num dos eventos culturais do Contecta IF. Ele salientou que considera muito importante valorizar a música erudita para os participantes do evento.