IFMT

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

início do conteúdo

IFMT apresentou projetos de pesquisa na 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Arena Pantanal

Publicado por: Reitoria / 27 de Outubro de 2017 às 10:11

O Instituto Federal de Mato Grosso participou de 24 a 26 de outubro,  da  14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com apresentação de alguns projetos de pesquisa, como também a participação de alunos vencedores no estande do Programa Células Empreendedoras do IFMT e alunos no Programa PIBID no estande da Unemat. O Instituto Federal estava presente na Semana Nacional com um estande da instituição. 

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Barros, falou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve como tema esse ano ‘A matemática está em tudo’. 

“O trabalho do Instituto Federal nesse evento foi para divulgar as pesquisas e os cursos que ofertamos para a sociedade. Além disso, os nossos alunos conheceram um pouco mais sobre ciência e tecnologia, e o que está sendo feito em outras instituições de ensino”, disse Wander Barros. 

O estudante de iniciação científica do Campus Cáceres, Otávio Miranda falou que está elaborando uma chave interativa de identificação de plantas arbóreas do Pantanal e transições. “O programa se baseia na seleção de caracteres para identificação correta das espécies. A nossa proposta é que ele fique disponível no site do IFMT”, disse Otávio Miranda. 

O professor do Campus Cáceres, Vagner Aniceto, apresentou um trabalho sobre a produção de mudas Poia para repovoar a espécie e criar um protocolo de produção da planta. O professor explicou que ela está em processo de extinção e não pode ser mais comercializada. 

“A Poiaia é reconhecida mundialmente como uma planta medicinal e, essa espécie se encontra num processo de extinção. Ela é utilizada para tratamento de ameba, bronquite e malária. Além disso, existem pesquisas em estágio inicial em outros países para o tratamento do HIV e Leucemia”, contou Vagner Aniceto. 

A professora do Campus Cáceres, Monique Vierães B. dos Santos, apresentou o projeto “Aquaponia” que é a produção integrada de vegetais na água com peixes. 

“Neste projeto podemos produzir uma série de animais aquáticos (peixes, camarões, entre outros), nesse caso, estamos utilizando peixes redondos (tambaqui e pacu) juntamente com a hidroponia, que é cultivo de vegetais (alface, agrião, tomate, berinjela, entre outros) sem solo. 

Com a aquaponia, os peixes excretam substâncias que podem ser utilizadas para as plantas, e o que é nocivo, utilizamos algumas pedras e outros sistemas de filtros para tratamento que retornam à agua”, explicou Monique Santos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em Mato Grosso, o evento é organizado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), em parceria com o IFMT, UFMT e Unemat. 

Conheça os projetos de pesquisa que foram apresentados na 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:  

  • Produção Integrada de peixe nativo e hortaliça com recirculação de água e nutrientes no MT;
  • Neurodendro – Sistema inteligente de identificação de espécies florestais do pantanal mato-grossense;
  • Produção de mudas de Ipeca – Cáceres;
  • Agrolab/ Biofilter – São Vicente;
  • Hidrobox – São Vicente;
  • Conecta Social – Projeto Célula Empreendedora – Diamantino;
  • Amino Tec – Projeto Célula Empreendedora – Diamantino;
  • ToperBio – Fraldas Biodegradável – Projeto Célula Empreendedora - Juína - https://www.facebook.com/toperbio/
  • Feira sobre Rodas – Projeto Célula Empreendedora – Primavera do Leste;
  • Magos da Ciência – Pontes e Lacerda; 
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT