Eventos científicos do IFMT inspiram estudantes a se envolverem com o universo da pesquisa

Publicado por: Campus Sorriso / 28 de Novembro de 2019 às 09:13

Com uma extensa programação de eventos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso está sendo o ponto de encontro de jovens pesquisadores nesta semana. Entre os dias 25 e 27, a unidade de ensino vinculada ao governo federal sediou o VI Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT (WORKIF) e, até amanhã (29), é também o local de realização da sétima edição da Jornada Científica de Pesquisa e Extensão (Jocipe).

Em comum, os dois eventos trazem a apresentação de trabalhos de pesquisa e de extensão desenvolvidos dentro da instituição de ensino e a promoção ao diálogo e ao aperfeiçoamento entre pesquisadores e extensionistas em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico.

“É a primeira vez que eu venho apresentar um trabalho, e é uma experiência única a gente poder passar aos outros o que a gente fez”, comenta Thamara Furtado, acadêmica do 4º semestre do curso de Engenharia de Alimentos do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista. Aluna egressa do curso de Técnico em Alimentos do IFMT Campus Sorriso, ela conta que se apaixonou pela área de alimentos no segundo ano do Ensino Médio, ao ter contato com as matérias específicas da área, especialmente o conteúdo ligado à área da microbiologia.

No WORKIF, Thamara apresentou uma pesquisa que verificou a qualidade do mel comercializado em Cuiabá e Várzea Grande. “Às vezes o consumidor não tem tanta informação a respeito”, acrescenta a acadêmica. Segundo ela, o trabalho na pesquisa é gratificante e a inspira a buscar aperfeiçoar os estudos na área após a graduação. “Pretendo fazer mestrado, doutorado e, quem sabe, dar aula”, comenta.

O Workshop contou com a participação de aproximadamente 500 estudantes e reuniu em torno de 190 trabalhos desenvolvidos nas unidades do IFMT em todo o estado fomentados por editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Já a Jocipe, que reúne projetos locais desenvolvidos em Sorriso, conta com 35 trabalhos aprovados para apresentação. Juntos, além dos trabalhos apresentados, os dois eventos incorporam à semana do IFMT Campus Sorriso mesas-redondas, palestras, minicurso e ainda um Circuito de Arte e Cultura e uma Mostra de Alimentos.