Departamento de Inovação Tecnológica lança Vitrine de Competências do IFMT

Publicado por: Reitoria / 27 de Maio de 2021 às 15:59

O Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT lançará,  na próxima segunda-feira (31/5), uma nova versão atualizada do seu site, https://inovacao.ifmt.edu.br/, que passará a contar, a partir de agora, com a Vitrine de Competências do IFMT.

Uma vitrine de competências é uma plataforma utilizada por diversas instituições, que visa apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo das Universidades e Institutos Federais. Ela apresenta os perfis dos pesquisadores organizados por campus, área e competências para realização de parcerias e prestação de serviços.

A vitrine de competências é resultado do projeto intitulado “Impacto IFMT: Vitrine de Competências para prestação de serviços e transferência de tecnologia”, aprovado no edital nº 54/2020 da Agência de Inovação da PROPES. O projeto foi realizado pela equipe de servidores composta pelo professor Diogo Barbosa Leite, campus Primavera do Leste, e pelos servidores da reitoria Silvana Santos da Cruz, Administradora, Eliel Batista da Silva e Fernanda Paiva e Silva Lacerda. Participaram também os alunos Ana Luiza Roza Lorenzzon, João Victor de Oliveira Pigosso, João Victor Nunes Bombarda e Thiago Pereira de Pinho Alves, todos graduandos do curso de Engenharia de Controle e Automação, do campus Primavera do Leste.

De acordo com Silvana Santos, anteriormente coordenadora da Agência de Inovação, "o lançamento da vitrine é um esforço que o projeto e o nosso grupo de pesquisa vêm fazendo para melhorar a comunicação com a sociedade, para que sejamos vistos. A vitrine é mais uma entrega no sentido de colocar nossos pesquisadores a serviço da comunidade externa. É um processo gradual e inovador".

Para o coordenador do projeto, Diogo Barbosa, "a vitrine de competências é um dos primeiros e importantes passos para consolidar o IFMT frente a uma nova dinâmica colaborativa nos ecossistemas de inovação e empreendedorismo de Mato Grosso". Conforme o docente, "na realidade esse projeto é a continuação do projeto anteriormente desenvolvido, no qual implementamos o site da Agência, a vitrine tecnológica e a vitrine de projetos de inovação. Fruto dos esforços do nosso grupo de pesquisa REPAI para acelerar ações que promovam a inovação e o empreendedorismo na comunidade. A nossa ideia é aproximar, incentivar a colaboração e criar alicerces para um futuro promissor nesse campo".

Para a criação da Vitrine de Competências, ao longo de quase um ano, o projeto realizou o levantamento com mais de 300 pesquisadores da instituição. Nesta primeira etapa, quase 100 deles estão com perfil ativo na vitrine. "Entendemos que qualquer pesquisador, seja docente, técnico, aluno e até prestador, pode, se assim desejar, fazer parte da vitrine. Por uma questão de tempo e recursos, cobrimos uma parte desse imenso volume. A tendência, a partir de agora, é ampliar esses esforços", finalizou o professor Diogo Barbosa.

O lançamento da Vitrine de Competências será realizado dia no 31/05, a partir das 8h30mim em formato virtual. A cerimônia é aberta a todos os interessados e o link de acesso é:  meet.google.com/umr-wpeu-hwj