Cinco inovações do IFMT foram premiadas nesta quinta-feira na Reitoria

Publicado por: Reitoria / 12 de Dezembro de 2019 às 18:53

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), no auditório da Reitoria, a cerimônia de premiação dos projetos do WorkIF Pesquisador - apresentação Pitch das maiores inovações desenvolvidas no IFMT nos anos de 2018 e 2019.

Além dos alunos e professores envolvidos nos projetos premiados, estiveram presentes também os diretores dos campi e o reitor do IFMT, William de Paula.

O WorkIF Pesquisador aconteceu no Campus Sorriso entre os dias 25 a 27 de novembro deste ano, e foi planejado para apresentar para a comunidade externa os trabalhos do ensino, pesquisa e extensão realizados dentro do IFMT.

A pesquisa do IFMT, como explicou o  pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Wander de Barros, é fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Fapemat e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, e este último possui uma linha de projetos de inovação. Estes projetos, por sua vez, necessariamente devem ter uma ação de inovação e empreendedorismo, onde os melhores projetos da Instituição são avaliados e encaminhados para o CNPq.

A aluna Helen Cristine Leimann, estudante de Engenharia de Alimentos no IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista egressa do ensino médio do IFMT ressaltou que a pesquisa já faz parte da sua vida há algum tempo e apontou a importância dessa área “a pesquisa abre um leque para novas oportunidades, novos produtos que podem expandir o mercado. E pensando no futuro, no mercado de trabalho a gente tem mais oportunidades porque já temos mais conhecimento que a pesquisa nos proporciona”.

O  pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação salientou ainda sobre a necessidade da Instituição em promover ações empreendedoras e inovadoras, segundo Wander de Barros, “precisamos voltar os olhos para esse tipo de ação e nos prepararmos para o futuro”.

1º lugar

Título projeto:  “A internet das coisas em monitoramento de saúde estrutural (SHM)”

Autores: Ernany Paranagua, Yuri Grapeggia, Caio Oliveira, Angela Fatima da Rocha, Loyse Sabrine, Matheus Souza, Iuri Dias Emiliano, Lauro Leocadio da Rosa

2º lugar

Título projeto: Elaboração de patê a base de pintado amazônico (Pseudoplatystoma fasciatum x Leiarius marmoratus) defumado

Autores: Daniel Oster, Natalia Marjorie, Marilu Lanzarin, Raphael de Castro, Helen Cristine Leimann, Thamara Larissa de Jesus Furtado

3º lugar

Título projeto: Construção de amostrador passivo para ozônio troposférico e quantificação desse poluente na atmosfera de Cuiabá, MT.

Autores: Aninês A. Gomes; Meiry H. da S. Pinheiro; Oandra A. C. dos Santos; Emily A. do N. Barros; Oalas A. M. dos Santos

4º lugar

Título projeto: Patê pastoso de pescado com adição de probióticos

Autores: Helen Cristine Leimann; Talitha Maria Porfírio; Talita Simoni; Thamara Larissa de Jesus Furtado; Natalia Marjorie Lazaron de Morais; Gricielle Aparecida Sutil; Daniel Oster Ritter; Marilu Lanzarin

5º lugar

Título projeto: "Desenvolvimento de Nutracêuticos: uso de plantas medicinais de ação diurética e anti-oxidante"

Autores: Erico T. L. B. Teixeira; Ana E. B. Siqueira; Elaine P. da Silva; Anne C. B. dos Passos; Emanuelle S. Santiago; Paula F. R. F. Cristo; Daniela F. L. C. Cavenaghi; Demétrio de A. Sousa.