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CAPES abre edital de APCN (novos cursos) e PROPES receberá propostas até 30/Julho

Publicado por: Reitoria / 14 de Junho de 2019 às 16:54

A CAPES abriu o Edital de Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) e incluiu a nova regra de que a Pró-Reitoria  PROPES deve incluir um parecer de cada proposta para então submetê-las ao Edital. Deste modo, a PROPES analisará as propostas ao longo do mês de Julho, de 1º a 30, de modo a ter tempo hábil de emitir os Pareceres e concluir a submassão na CAPES até o dia 9 de Agosto de 2019.

Para submeter à CAPES com parecer da PROPES. É importante destacar que para submeter uma proposta com potencial de aprovação, os envolvidos devem assegurar a previsão do curso no PDI e atender aos requisitos mínimos exigidos pela área conforme seu Documento de Área no site da CAPES, ter a quantidade mínima de docentes doutores no campus com produção científica consolidada na área (a CAPES indicou que não está mais aprovando cursos multicampi com docentes em campi distintos), dentre outros tópicos (ver pontos abaixo).
Atendidos os itens acima, o coordenador da proposta inclui todas as informações na plataforma Sucupira até o dia 30 de julho de 2019 e informa a PROPES para as providências.  

Pontos importantes destacados pela Diretora de Avaliação da CAPES Dra. Sônia Bao

  1. É importante que a Proposta de novo mestrado/doutorado responda explicitamente: O que o programa novo (proposta encaminhada) tem de diferente em relação ao que já existe na instituição? Qual o diferencial, qual é a contribuição dele para o sistema de pós-graduação?
  2. A produção qualitativa da proposta será feita em cima das 5 principais produções de cada docente da proposta (elas devem ser destacadas). Podem ser acadêmicas, ou livros, trabalhos periódicos científicos ou técnicos. Propostas de mestrado/doutorado acadêmico deve focar na produção acadêmica e propostas de mestrado/doutorado profissional deve focar na produção técnica e tecnológica.
  3. Pela primeira vez, as áreas receberão propostas no formato de educação à distância. Deve-se contemplar em detalhes a portaria sobre educação à distância em pós-graduação, bem como os documentos de áreas, para compreender o que a CAPES espera de uma pós-graduação à distância. Somente serão aceitas propostas de mestrado, de instituições com condições mínimas: IGC 4 e estrutura suficiente para fazer ensino à distância.
  4. A CAPES espera propostas inovadoras, diferentes do que já se tem no Sistema, na perspectiva de não se fazer "mais do mesmo", propostas que tragam novos desafios ao Sistema de pós-graduação, saiam do tradicional e que busquem a formação de recursos humanos que consigam resolver problemas além dos que temos dentro das academias. A Diretora argumenta que "precisamos formar gente para os diferentes segmentos da sociedade e não somente para as instituições de ensino".
  5. Maiores informações sobre a elaboração de projetos para o APCN estão disponíveis no site da CAPES (capes.gov.br).
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