Campus Cuiabá – Bela Vista realiza aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 11 de Março de 2020 às 20:07

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) deu início às aulas do novo curso de Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental. As atividades foram iniciadas nesta quarta-feira (11) com a realização da aula inaugural do curso. A proposta do programa foi elaborada em 2017 e aprovada pela Capes em dezembro de 2018, iniciando suas atividades e processo seletivo em 2019 e primeira turma ingressante em 2020.

O Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental tem por objetivo formar profissionais qualificados em nível de pós-graduação stricto sensu para atuação na área da Química e suas interfaces, com ênfase na prática profissional e inovação para atender as demandas do mercado de trabalho e de conhecimento especializado. O curso é desenvolvido pelo Campus Cuiabá – Bela Vista, em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e a Faculdade de Tecnologia do Senai-MT, entre outras entidades do setor produtivo.

A proposta, de acordo com o diretor-geral do Campus, Deiver Teixeira, é contribuir para a difusão de conhecimentos e para o desenvolvimento tecnológico, científico e socioeconômico de Mato Grosso. “A meta é sairmos dos nossos muros e nos transformarmos em agentes de influência junto ao setor produtivo e comunidade externa. Desta forma vamos colaborar ativamente para o desenvolvimento da nossa sociedade”, destacou.

A coordenadora do curso, Elaine Coringa, destacou o empenho dos servidores e do IFMT para que o programa virasse realidade. “Queremos contribuir para o desenvolvimento de uma visão analítica e prática da atuação do profissional da química”.

Representando o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, o pró-reitor de Pesquisa, Wander Barros, parabenizou o trabalho desenvolvido pelos servidores no Campus. “Reafirmamos aqui o compromisso do Instituto Federal de Mato Grosso com o avanço da pesquisa e da pós-graduação no Estado”.

Pesquisa em Tecnologia

As linhas de pesquisa do Programa – nas áreas de Química Tecnológica e Química Ambiental - se propõem a desenvolver projetos interdisciplinares que relacionem conhecimentos da Química e áreas afins, voltadas à obtenção de processos, metodologias ou produtos com aplicações ambientais e tecnológicas, dentro do processo produtivo de empresas públicas ou privadas.

O curso de Mestrado Profissional em Química do IFMT constitui o primeiro mestrado do IFMT na área tecnológica que atende às demandas do setor produtivo local e regional. A meta é formação de parcerias com as empresas e instituições públicas e privadas, onde o profissional poderá vincular sua produção científica aos problemas reais dentro do ambiente de trabalho, melhorando o desempenho dos processos. As empresas, por sua vez, terão como contrapartida o conhecimento especializado e o retorno social e econômico.

A aula inaugural do curso ficou por conta do Prof. Dr. Paulo Anselmo Ziani Juares, da Universidade de Brasília, que falou sobre o tema “Interação da Universidade com a Sociedade, Inovação e a Pós-Graduação”. Mais cedo, durante a manhã, ele ministrou palestra aos estudantes do Campus Cuiabá – Bela Vista com o tema "Desenvolvimento de Tecnologias para Produção de Energia e Insumos Químicos em Biorrefinarias Usando Materiais Graxos".