Agência de Inovação Tecnológica do IFMT cria Manual de Procedimento do Processo de Depósito de Patente, Registro de Marca, Programa de Computador e Desenho Industrial

Publicado por: Reitoria / 2 de Junho de 2020 às 13:08

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) do IFMT, através da Agência de Inovação Tecnológica lançou o Manual de Procedimento do Processo de Depósito de Patente, Registro de Marca, Programa de Computador e Desenho Industrial.

O Manual tem como objetivo apresentar os dispositivos da Política de Inovação do IFMT, no que diz respeito à gestão de processo de propriedade intelectual (PI) e procedimentos dela derivados, disciplinando, entre outras coisas, as questões relativas ao fluxo de processos de depósito e/ou registro de proteção de PI.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Wander Miguel de Barros, salientou que a meta do manual é esclarecer as dúvidas sobre a gestão das políticas de inovação do IFMT, com linguagem didática e objetiva. Ela é destinada aos servidores e estudantes que desejam registrar uma marca, um programa de computador, dentre outras ações inovadoras para contribuir com o desenvolvimento da instituição e do estado de Mato Grosso.

A coordenadora da Agência de Inovação, Silvana Santos da Cruz, frisou que a criação do manual é muito importante para a Agência porque vem para normatizar os trabalhos, dar um direcionamento aos pesquisadores de como fazer e quais os procedimentos devem ser feitos para cada caso.

A criação de um manual de procedimentos foi o trabalho de dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), do servidor da agência de inovação, Eliel Batista da Silva. O Profnit é um mestrado profissional, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros. O IFMT oferta esse mestrado profissional juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“O manual de procedimento se propõe a ser prático, visual e de fácil compreensão, com as referências totalmente disponíveis e acessíveis. Visa ainda contribuir nos trabalhos diários de pesquisadores, tanto docentes, como técnico-administrativos facilitando de forma prática da gestão de processo de registro de propriedade intelectual (PI) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI)”, explica Eliel Silva.

Eliel Batista da Silva destacou ainda que a escolha do tema para a elaboração de sua dissertação, justificou-se pelos seguintes motivos: pela importância na gestão de processo de PI na questão estratégica da Agência de Inovação/IFMT; pela relevância prática da gestão de processo, contribuindo à medida que leva melhorias ao local de trabalho em relação à demanda e a proteção da PI no IFMT; por contribuir com o desenvolvimento de um documento que bem defina os procedimentos a serem executados, que seja de fácil acesso e que esteja didaticamente bem redigido; e por ser um instrumento facilitador para treinamento e capacitação de servidores, facilitando também a compreensão do gestor na execução e controle dos procedimentos de registro de PI.

Sobre o Manual

No manual, é apresentado uma breve apresentação da Agência de Inovação, a legislação e os conceitos. É apresentado à comunidade acadêmica um resumo dos seguintes temas: patente, marca, programa de computador e desenho industrial visando de forma clara e objetiva contribuir no conhecimento destes temas.

São apresentados, procedimentos no fluxo de processos para depósito de Patentes, registro de Marcas, Programas de Computador e Desenho Industrial. O manual destina-se à comunidade acadêmica do IFMT, sendo seu público-alvo os pesquisadores docentes, discentes e técnicos administrativos entre outros.

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela